Diabéticos podem ter uma série de doenças associadas. A Neuropatia Periférica atinge nervos sensitivos e motores e trás sérios comprometimentos aos membros inferiores

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, piscina, nadando e texto
Os diabéticos podem desenvolver doenças associadas como a Neuropatia Periférica, que consiste em afetar os nervos periféricos sensitivos e motores prejudicando a sensibilidade nos pés e, em alguns casos, levando à amputação.
O comprometimento dos nervos motores dos membros inferiores no indivíduo diabético determina hipotrofia muscular (perda de massa magra), deformidades e pontos de pressão anormais; esse comprometimento dos nervos sensitivos manifesta-se por distúrbios da sensibilidade nas extremidades podendo chegar à anestesia.
Pela perda da sensibilidade tátil, térmica e dolorosa, há um risco mais elevado de lesões de pele, infecções, fraturas e destruição articular de Charcot (doença que impede a percepção de dor articular).
Dependendo da intensidade da neuropatia periférica, deve-se estimular atividades que não sobrecarreguem os membros inferiores. Dessa maneira, a natação, a hidroginástica, a bicicleta ergométrica, com intensidade adequada,  e os exercícios com membros superiores podem ser os mais indicados para esses grupos.  No entanto, estudos mais recentes têm mostrado que caminhadas de moderada intensidade não levam a um aumento de lesões ou ulcerações em diabéticos com neuropatia periférica.
Os pacientes devem usar sapatos apropriados, com amortecimento, meias de algodão confortáveis e secas e examinar os pés diariamente para detectar lesões precocemente. Pacientes que já apresentem lesão em pés precisam ser restringidos a atividades sem efeito da gravidade, como andar de bicicleta ou exercícios de membros superiores, até a plena cicatrização; deve- se evitar qualquer exercício aquático nessa fase.


Nenhum comentário: