Meu artigo da semana no www.idosos.com.br. Como o portador de Alzheimer pode fazer exercícios em cada fase da doença.

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto
Nos artigos anteriores, falamos dos cuidados que o idoso portador da doença deve ter ao iniciar um programa de Atividades Físicas Planejadas e os efeitos fisiológicos que elas proporcionam. Neste artigo, abordaremos quais exercícios mais adequados para os idosos acometidos com a doença de Alzheimer.
Considerando as fases da doença (leve, moderado e grave); a prescrição deve ser de acordo com as limitações do idoso.
- Na fase inicial, recomenda-se caminhadas e exercícios com movimentos de baixo grau de complexidade; o profissional deve proporcionar motivação e prazer nas atividades. Deve-se incentivar a contagem das séries e estimular a lembrança dos nomes dos exercícios. Em relação às modalidades de exercícios: musculação com os mais variados materiais de resistência ou peso do próprio corpo, alongamentos estáticos ou dinâmicos, caminhada em circuitos que envolvam mudanças de direção ou que aproximem dos movimentos das atividades de vida diária.
- Na fase moderada, os exercícios devem ser ainda mais simples e o profissional deve estar preparado para lidar com eventuais oscilações de comportamento como irritação e agressividade.  Nesse caso o professor deve mudar o foco da situação de modo que a mesma possa ser esquecida pelo idoso e a sessão possa ser retomada. Manter a motivação do idoso nessa fase é um desafio a mais. Os exercícios podem ser os mesmos da fase anterior, mas com menos grau de complexidade.
- Na fase grave, a sessão deve ser obrigatoriamente individualizada, pois a supervisão dos movimentos prescritos deve ser constante; a comunicação e a compreensão do idoso tornam-se ainda mais limitada e os movimentos já muito debilitados, muitas vezes por estar acamado. O foco nessa fase é no trabalho de amplitude de movimento e força. Os exercícios podem ser aplicados de forma mais passiva (movimento auxiliado pelo profissional), como alongamentos estáticos e dinâmicos, ou exercícios simples de força como apertar bolinhas de borracha, esticar faixas elásticas.
Cada série, cada sessão, cada explicação podem ser como se fosse a primeira vez; o profissional e o cuidador não podem esperar que o idoso tenha lembranças da sessão anterior. O objetivo maior é proporcionar o prazer e o bem estar daquele momento, que pode perdurar por horas e com o passar do tempo, fazendo os exercícios com freqüência, obter todos os benefícios fisiológicos que o a Atividade Física Planejada pode proporcionar.


Nenhum comentário: