Alongamento pré-pós treino x Treino de Flexibilidade.
São duas atividades separadas:
O alongamento pré treino deve ser pouco intenso (estático ou dinâmico) - promove um aquecimento de músculos, tendões e articulações.
O alongamento pós-treino - pouco intenso se a sessão de treino foi "muito pesada" (muita fadiga, "inchaço" causado pela retenção de líquido e maior circulação sanguínea).
Promove o relaxamento muscular, tendíneo, articular e reorganiza as células musculares "bagunçadas" em consequência da alta intensidade.
Se a sessão foi mais leve...cabe um alongamento mais intenso no final. Aí promovendo o ganho da capacidade flexibilidade.
TREINO DE FLEXIBILIDADE
é um treino específico para o ganho desta capacidade. Geralmente aquece-se de forma leve, confortável por no mínimo 10' (trote leve/ caminhada/ pedalada leve, etc) e segue-se uma sessão intensa de alongamento com métodos 3s, estático, passivo, balístico; depende do objetivo específico.
Por exemplo, não é recomendável fazer uma sessão de hipertrofia e logo após uma sessão de flexibilidade estática progressiva...
O que conta é o bom senso do professor ao avaliar o aluno no pós treino e indicar o alongamento correto...Extremar conceitos levam à uma discussão inconclusiva.
Os artigos científicos nem sempre são bíblias que devemos seguir à risca...leiam o mais importante dele - METODOLOGIA....aí sim conseguimos ver se concordamos ou não...ler somente o título e a conclusão não resolvem.
Enfim...aberto à discussões
Boas esticadas
Nenhum comentário:
Postar um comentário