Meu Artigo no site www.idosos.com.br RETINOPATIA DIABÉTICA

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto
A Retinopatia diabética é uma doença associada ao quadro de Diabetes e causa alterações estruturais nos vasos sanguíneos da retina podendo provocar problemas de visão. Existem dois tipos:
- Não Proliferativa- fase inicial da doença quando há a detecção de danos aos vasos do fundo do olho causando hemorragias e vazamento de liquido da retina.
- Proliferativa – diagnosticada quando os vasos da retina ou do nervo óptico não conseguem trazer os nutrientes para o fundo do olho. Há um grande risco da perda de visão.
A prescrição do Exercício Físico deve ter cuidados mais específicos além de todos os que o portador de Diabetes já deve tomar:
- Se o caso for de Retinopatia Não Proliferativa leve, não há restrições, porém sempre deve-se acompanhar os exames oftalmológicos anuais.
- No caso de Retinopatia Não Proliferativa moderada, deve-se evitar atividades que aumentem, de forma drástica, a pressão arterial como levantamento de peso com cargas que exijam muito esforço e bloqueios de respiração. Acompanhar avaliações oftalmológicas a cada 4 a 6 meses.
- Com um quadro de Retinopatia Não Proliferativa grave, procura-se evitar esportes de alto impacto e choque direto como algumas artes marciais, esportes com raquete e bola. Estar atualizado com as avaliações oftalmológicas a cada 2 a 4 meses.
- Na Retinopatia Proliferativa, estão indicadas apenas Atividades Físicas de baixo impacto como natação, caminhada na esteira, bicicleta ergométrica. São contra-indicados também os esportes de choque e alto impacto, citados acima por haver riscos de hemorragia vítrea (sangramento na parte interna e posterior do olho) ou descolamento da retina.  Recomendam-se avaliações mensais ou bimestrais.
Se o diabético portador de Retinopatia fizer o tratamento com fotocoagulação a laser, deve esperar de de 3 a 6 meses para o início ou reinício do Programa de Exercícios Físicos.


Nenhum comentário: