Meu artigo da semana no site www.idosos.com.br

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e texto
Atividade Física na Prática – Relato de caso: Iole, 87 anos
Na minha experiência de educador físico, farei alguns relatos de alunos idosos para visualizarmos a prática da Atividade Física Planejada. Esta semana apresento a senhora Iole.
O ponto inicial foi a anamnese relatada pelos seus cuidadores (nada mais que 9 filhos e uma ajudante do lar).  Possui a Doença de Alzheimer por volta de 7 anos mas ainda nas fases iniciais, com comprometimento apenas da memória recente; também utiliza remédios para pressão e memória.
A minha Idéia foi manter as sessões na sala de estar, utilizando o espaço, móveis e estruturas da casa para tornar algo funcional junto ao cotidiano já estabelecido. Deslocá-la de casa talvez fosse um motivo para faltas e desconforto.
Como dito anteriormente, Iole está com sintomas iniciais de Alzheimer e os mesmos não evoluíram. A memória recente está mais comprometida, mas a de longa duração bem preservada. Lembra o nome dos 9 filhos, do passado em sua cidade natal, do trabalho na farmácia (e das injeções que aplicava) mas os fatos atuais são facilmente esquecidos.
A sessão de exercícios físicos estimula bastante sua memória recente; por isso é importante trabalhar a função cognitiva como: contagem das séries em voz alta, explicar cada série como se fosse a primeira vez, mas estimulando-a  lembrar de alguns detalhes  e, ao mesmo tempo, não fazê-la perceber que está esquecendo para não gerar uma situação incômoda.
Em nossos exercícios fazemos musculação com variações de carga, intensidade, estímulos para aumentar massa muscular, ganhos de força e exercícios de caminhada para estimular sua agilidade, coordenação e equilíbrio. Sempre começamos com uma sessão leve de alongamentos, tudo de acordo com suas limitações e potencialidades; Iole já possui boas flexibilidades de quadril, coluna lombar e quadríceps.
Nos exercícios de caminhada trabalhamos a marcha, deslocamento entre cones em zigue-zague, laterais, de costas, diagonais, acelerando, batendo bola de pilates no chão, arremessando e chutando a mesma em alvos e circuitos por tempo. Tudo feito na garagem de sua casa.
Com relação aos exercícios de musculação, usamos a cadeira de sua sala de jantar, para exercícios sentados, e uma parte mais alta que o chão para exercícios deitados, para facilitar sua mobilidade na posição. Os materiais: faixas elásticas, tubos de látex, tornozeleiras, halteres bola de pilates, bosu, colchonete e cones fazem parte da rotina das sessões.
Alguns exercícios, com a excessiva repetição, passam a fazer parte da memória de longa duração; nomes e posturas começam a ser lembrados por Iole quando pronunciados. Antes e após a sessão, oriento os cuidadores a abastecê-la com uma fruta para a manutenção da massa magra e reposição da energia, além da hidratação.
Paralelamente, Iole tem aulas de pintura, produz quadros muito caprichados, faz inúmeras peças de tricô e crochê (centenas de tapetes, cachecóis, gorros, etc) e pensa em retomar as aulas de piano. Sempre seu bom humor está presente nas aulas; um belo exemplo, em seus 87 anos, de uma velhice ativa e com qualidade de vida.


Nenhum comentário: